Wednesday, February 28, 2007

workshop

Olá.
Penso que seria engraçado organizarmos workshops e ateliers de Expressão Plástica. Tenho algumas ideias para os temas: construção de fantoches; técnica do guardanapo; digitinta; pintura com aparas de lápis de cera; pintura com berlindes...
Podemos organizar um atelier por mês, por exemplo, no segundo sábado de cada mês. É claro que a frequência destes ateliers também vai depender da adesão das pessoas. É tudo uma questão de experimentar... E, por falar em experimentar, não pensem os mais graúdos que isto é só para miúdos... Garanto-vos que algumas destas propostas são bem divertidas.
Beijinhos.

Tuesday, February 27, 2007

MONSANTO FEST - Concurso de Bandas de Garagem



Regulamento do MONSANTO FEST
1º Concurso de Bandas de Garagem de Monsanto


1. Destinatários
Podem concorrer todas as bandas a nível regional ou nacional, que ainda não tenham editado qualquer trabalho discográfico para fins comerciais. Iremos estabelecer contacto com uma banda para fechar o espectáculo, não sujeita a concurso, sendo que outras 4 bandas tocarão antes, estando essas sim sujeitas a concurso.
Serão seleccionadas bandas suplentes, para o caso de haver imprevistos).
Poderão ser considerados vários estilos, desde o rock, até ao pop, hip-hop, tradicional, enfim, se tivermos a sorte de ter por onde escolher, logo se analisará.

2. Condições
2.1. Para participar, todos os interessados devem apresentar a gravação de um ensaio num dos seguintes formatos: CD, DVD, Cassete ou Mp3. Deverão enviar apenas três temas: dois originais obrigatórios e um terceiro à escolha, que poderá ser um “cover” ou um outro original. Cada um deverá ter a duração média de 3 a 6 minutos.
2.2 As bandas concorrentes autorizam, no acto da participação, a gravação ao vivo (em áudio e vídeo), do espectáculo, sendo apenas usado para arquivo.

3. Inscrição
A inscrição deve ser feita da seguinte forma:
3.1. A gravação deve vir acompanhada do nome da banda.
3.2. A identificação dos elementos do projecto (nome, morada, telefone), bem como um pequeno historial da banda, a ser entregues de envelope fechado, contendo este apenas o nome da banda.
3.3. Os trabalhos devem ser entregues ou enviados por carta, para morada a designar ou para um e-mail a designar (poderá ser um da associação ou um mail pessoal de alguém).
Neste último caso, as três músicas devem ser convertidas em MP3 a uma qualidade de 128 kb/s, devendo ser enviado na mesma mensagem um ficheiro Word com os restantes dados, conforme descrito no ponto 3.
3.4. Serão consideradas todas as inscrições, que derem entrada nos locais e datas a designar para fim das inscrições.

4. Constituição do Júri
O júri será constituído por 5 elementos ainda a definir.

5. Divulgação das Bandas Concorrentes e Suplentes
As incrições serão abertas mais ou menos 3 ou 4 meses antes do concurso, estabelecendo-se uma data limite de inscrição.
A lista de projectos seleccionados será divulgada no blog e por toda a parte por volta de 1 MÊS antes da data da realização do MONSANTO FEST. A organização contactará directamente todos os projectos seleccionados.
5.1. A lista de bandas a concurso será publicada no blog da Associação A Torre – tal como em todos os espaços em que a organização decida divulgar o cartaz do concurso.


6. Local e Data
O concurso decorrerá num local a debater. Por mim poderia ser no recinto das festas ou na Casa do Povo. Seria preferencialmente no Verão, mas lá para Maio/Junho, numa altura em que o pessoal ainda não tenha debandado para a praia.



7. Prémios
Será atribuído um prémio de valor (poderia ser um incentivo financeiro, ou uma outra coisa) para a banda vencedora, bem como um prémio de participação para todas as bandas concorrentes (à excepção das suplentes), presentes no concurso não premiadas.

8. Apoio Técnico
Será disponibilizado equipamento de som, luz e backline (sondaremos uma empresa de som para nos fornecer o equipamento); sendo os instrumentos da total responsabilidade das bandas. Caso as bandas seleccionadas possuam o seu próprio raider técnico, este deve ser entregue no acto da inscrição.


Nota:

Logicamente que tudo isto não passa de uma proposta. É um evento de responsabilidade que teria de ser gerido e organizado com o máximo de rigor. Teríamos de elaborar um orçamento e antecipar todos os custos e receitas que poderíamos ter.
Logicamente que tudo dependerá de como estiver a associação em termos de fundos, e apoios conseguidos. É essencial que procuremos patrocínios pois eles podem ser importantes (rádios regionais, empresas que achemos potenciais patrocinadoras). Claro que poderemos tirar lucros da venda de comes e bebes e de muuuuuuita cerveja!
Por mim, é algo que é desafiador e que terei prazer em colaborar.

Digam de vossa justiça

Abraços
Mário Lourenço (Silkmadness)

I Grande Prémio de Carripanas de Monsanto

É um projecto que já tem alguns anitos na minha mente.

O objectivo é promover o espírito de equipa no seio dos Monsantêros.

Temos uma terra com condições excelentes para a práctica deste desporto não motorizado e de tracção animal!
Será um projecto que levará quase um ano a concretizar e teria três grandes eventos associados ao Grande Prémio.

1ºEvento:
O lançamento do desafio à população (mais jovem concerteza) de construírem um veículo com total liberdade criativa, mas no respeito de algumas regras básicas de segurança. Deverão ser constituídas equipas de 4 pessoas.
Divulagação do regulamento:
O circuito deverá percorrer algumas das nossas ruas (a designar) quer a descer, quer a subir (daí a necessidade do trabalho de equipa, pq depois de uma Dupla fazer uma subida (um a guiar e outro a empurrar), precisa de ser revezado por outra dupla (fresca). Entretanto a primeira Dupla deverá correr (a pé ou não) para o próximo local onde irá tomar novamente o volante (caso tenha) do veículo!
Isto tudo nas ruas de Monsanto onde subidas e descidas não faltam!
Recrutamento / Cativação de Equipas
Toda esta informação deverá ser transmitida durante uma animação do tipo Karaoke, Musica ao Vivo, etc... para assim cativar e atraír primeiro as pessoas e depois lançar o desafio!

2ºEvento
Este evento deverá ter lugar entre 3 a 6 meses depois do Primeiro.
A Apresentação das Máquinas!
Mais um momento de animação pró pessoal com comes e bebes (muitos bebes) onde irão ser mostradas ao público as grandes máquinas de tracção mais ou menos animal e as grandes equipas!!!

3ºEvento
O grande dia! O Grande Prémio de Carripanas de Monsanto!
Terá lugar duas ou três semanas depois da apresentação das viaturas. Durante um Sábado à tarde, numa altura em que não haja muito calor e qd esteja o máximo de pessoas possível na "terra".
Cerimónia de atribuição de prémios no final
Grande festa pela noite dentro pra comemorar!

Enfim, ideias de gente doida (como diz a minha mãe...)

O que acham?

Feira do Livro

Olá a todos. Gostaria de saber a vossa opinião sobre uma ideia que tive.
Lembrei-me de que talvez fosse interessante fazer-se uma feira do livro com livros em 2ª mão. Poderiamos realizar um "peditório" às pessoas da nossa terra ( e não só) para doarem livros que posteriormente venderíamos por um preço simbólico. Eventualmente poder-se-iam aproveitar os "sobreviventes" para biblioteca.
Aguardo as vossas opiniões. Beijinhos a todos

Saturday, February 24, 2007

Logo Final e Aprovado em reunião de 24/02/2007

Caríssimas e caros,
Eis os logos finais e aprovados em reunião onde se contou com a mui ilustre presença de: Patrícia Cadete, Nuria Duarte, Afonso Martins, Jorge (Francês) Caetano, Fred Caetano e Paulo Lourenço.
Foram tidas em conta as opiniões expressadas (o que muito me aprazeu - Patrícia, podes ir procurar, que está bem conjugado ;) )... e este foi o resultado final!

Espero que gostem. Se não gostarem... azarito!

Bjnhos e abraços, respectivamente.

Logo 2


Logo 1

Friday, February 23, 2007

Proposta de carta de intenções

Olá pessoal. Aqui fica uma proposta de carta de intenções.
Não sei se era exactamente isto que se pretendia. Mas se alguma destas "patacoadas" for aproveitável, sempre fica algum trabalho adiantado.
Até amanhã para alguns... até logo para os colegas dos copos ;)

A ideia de criar uma Associação de Jovens de Monsanto surgiu há uns anos, de conversas e trocas de ideias entre um grupo de amigos que, para além da óbvia amizade, partilha ainda a convicção de que é uma necessidade fazer alguma coisa em prol da terra que os viu nascer.

As vicissitudes da vida de cada um foram empurrando as linhas gerais deste projecto, que agora renasce, para o fundo da lista das prioridades de cada um.

Essas mesmas vicissitudes voltam agora a reunir esse mesmo grupo de amigos. Com ideias mais seguras e amadurecidas, vontade de trabalhar, maior disponibilidade, e ainda, não menos importante, com a experiência inevitável que nos foi conferida, não só pelo passar dos anos, mas também pelas mais diversas actividades profissionais que fomos desenvolvendo nas nossas áreas.

Feita a introdução, passemos à apresentação mais concreta do nosso projecto. A Associação de Jovens de Monsanto “A Torre”.

A Associação “A Torre” pretende ser uma instituição sem fins lucrativos, independente, e constituída por jovens de Monsanto.

Queremos ser uma associação de jovens, voltada para todas as faixas etárias das pessoas que habitam em Monsanto. É nosso objectivo criar e desenvolver as mais diversas actividades dirigidas a toda a comunidade: crianças, jovens, adultos e idosos.

Pretendemos que façam parte do nosso plano de actividades, a entregar à Junta de Freguesia em tempo oportuno, actividades tão diversas como: concertos, teatro, festas, workshops, acções de formação, acção social, visitas de estudo, colóquios, acampamentos de férias, exposições, espaços de ocupação dos tempos livres, entre outras que surjam entre nós, ou que nos sejam sugeridas.

Queremos trabalhar em conjunto, e criar sinergias, com as outras agremiações da nossa freguesia. Dinamizar espaços como a Casa do Povo, a Sede do Grupo Desportivo e Recreativo de Monsanto, e ainda tomar a nosso encargo a revitalização da Biblioteca de Monsanto.

Numa fase posterior, está também nos nossos horizontes, a colaboração com outras associações da mesma natureza existentes na região.

Paralelamente ao projecto da Associação “A Torre”, está também na forja a criação de um jornal – de nome “Torre de Noticias” - , que servirá de rosto da nossa associação, e que queremos que esteja virado, não só para dentro da nossa terra, mas que também sirva de janela para tudo o que se passe na nossa região.

Está reunido um grupo de jovens com experiência nas mais diferentes áreas. Um grupo que consideramos interessante pela sua heterogeneidade, pelo espírito que já revelou nas reuniões já realizadas, e sobretudo pela vontade de realizar obra, e de dinamizar e dar vida a uma causa que a todos é comum. Fazer. Fazer por Monsanto.

PS: Não esquecer a reunião de amanhã, em casa do Paulo, marcada para as 16 horas.

Thursday, February 22, 2007

Vamos a votos!

Votem (comentando) nas vossas duas hipóteses favoritas!
hipótese 18
hipótese 17

hipótese 16

hipótese 15

hipótese 14

hipótese 13

hipótese 12

hipótese 11 hipótese 10
hipótese 9

hipótese 8

hipótese 7

hipótese 6


hipótese 5
hipótese 4 hipótese 3 hipótese 2

hipotese 1

Wednesday, February 21, 2007

Workshops de Fotografia Digital

Meus caríssimos conterrâneos, acabo de confirmar que poderemos, se assim quisermos, proporcionar, aos amantes da fotografia de Monsanto, um Workshop de Fotografia Digital.

Claro que a data será decidida depois de se tratar de todas as questões que faltam tratar com a presidente da Junta Susana Aparício, como a casa da Torre, a logística toda para formar efectivamente a associação e, numa fase posterior, as condições que teremos de proporcionar para haver esta "aula" de fotografia.

Desde já garanti a presença de Graça Bilelo - bacharel em Fotografia pela Escola Superior Artistica do Porto (ESAP) e actualmente a finalizar o curso de Novas Tecnologias da Comunicação na Universidade de Aveiro.

Parece-me ser algo muito positivo e, que eu me lembre, nunca antes feito em Monsanto.

Mais à frente, publicarei aqui mesmo algumas dissertações acerca de ideias que ando a magicar para um futuro Mini festival de Bandas de Garagem;)

Bem hajam

Mário Lourenço (Silkmadness)

Tuesday, February 20, 2007

To logo or not to logo!...


_________________________
A primeira versão (em cima) pretende ser um símbolo que se pode aplicar em t-shirts ou qualquer outro item que precise de uma comunicação mais imediata e com menos informação.
O "a" representa Associação. O "T" representa Torre. Serve de ajuda na percepção desta ideia a imagem estilizada da torre.
__________________________
A segunda versão (em baixo) pretende que seja um logo para documentos, como uma carta timbrada ou um envelope.
Neste caso o "a" não representa Associação, mas sim serve para se juntar à palavra Torre e deve-se percepcionar então Associação "a Torre".
___________________________
Há duas soluções para situações diferentes, mas sempre com o mesmo grafismo.
Os dois logos são complementares. Um não substitui o outro.
___________________________
Gostava de saber a vossa opinião!

Sunday, February 18, 2007

reunião para redacção de carta a entregar à Presidente da Junta

Como ficou estabelecido na primeiríssima reunião tida nesse estabalecimento que é o Costa, irá haver uma nova reunião, agora nos humildes aposentos da minha pessoa, com o objectivo de deixar feita uma "carta de intenções" para entregar à nossa presidente Susana Aparício.

VEjam lá se poêm essas cabecinhas a trabalhar e mandem ideias aqui pró blog!

IDEIAS PRECISAM-SE!

Bem hajam, e vejam lá se aceitam os convites para fazerem parte dos administradores deste blog.

Inauguração

Está oficialmente aberto o BLOG DA TORRE!!!