Tuesday, February 27, 2007

MONSANTO FEST - Concurso de Bandas de Garagem



Regulamento do MONSANTO FEST
1º Concurso de Bandas de Garagem de Monsanto


1. Destinatários
Podem concorrer todas as bandas a nível regional ou nacional, que ainda não tenham editado qualquer trabalho discográfico para fins comerciais. Iremos estabelecer contacto com uma banda para fechar o espectáculo, não sujeita a concurso, sendo que outras 4 bandas tocarão antes, estando essas sim sujeitas a concurso.
Serão seleccionadas bandas suplentes, para o caso de haver imprevistos).
Poderão ser considerados vários estilos, desde o rock, até ao pop, hip-hop, tradicional, enfim, se tivermos a sorte de ter por onde escolher, logo se analisará.

2. Condições
2.1. Para participar, todos os interessados devem apresentar a gravação de um ensaio num dos seguintes formatos: CD, DVD, Cassete ou Mp3. Deverão enviar apenas três temas: dois originais obrigatórios e um terceiro à escolha, que poderá ser um “cover” ou um outro original. Cada um deverá ter a duração média de 3 a 6 minutos.
2.2 As bandas concorrentes autorizam, no acto da participação, a gravação ao vivo (em áudio e vídeo), do espectáculo, sendo apenas usado para arquivo.

3. Inscrição
A inscrição deve ser feita da seguinte forma:
3.1. A gravação deve vir acompanhada do nome da banda.
3.2. A identificação dos elementos do projecto (nome, morada, telefone), bem como um pequeno historial da banda, a ser entregues de envelope fechado, contendo este apenas o nome da banda.
3.3. Os trabalhos devem ser entregues ou enviados por carta, para morada a designar ou para um e-mail a designar (poderá ser um da associação ou um mail pessoal de alguém).
Neste último caso, as três músicas devem ser convertidas em MP3 a uma qualidade de 128 kb/s, devendo ser enviado na mesma mensagem um ficheiro Word com os restantes dados, conforme descrito no ponto 3.
3.4. Serão consideradas todas as inscrições, que derem entrada nos locais e datas a designar para fim das inscrições.

4. Constituição do Júri
O júri será constituído por 5 elementos ainda a definir.

5. Divulgação das Bandas Concorrentes e Suplentes
As incrições serão abertas mais ou menos 3 ou 4 meses antes do concurso, estabelecendo-se uma data limite de inscrição.
A lista de projectos seleccionados será divulgada no blog e por toda a parte por volta de 1 MÊS antes da data da realização do MONSANTO FEST. A organização contactará directamente todos os projectos seleccionados.
5.1. A lista de bandas a concurso será publicada no blog da Associação A Torre – tal como em todos os espaços em que a organização decida divulgar o cartaz do concurso.


6. Local e Data
O concurso decorrerá num local a debater. Por mim poderia ser no recinto das festas ou na Casa do Povo. Seria preferencialmente no Verão, mas lá para Maio/Junho, numa altura em que o pessoal ainda não tenha debandado para a praia.



7. Prémios
Será atribuído um prémio de valor (poderia ser um incentivo financeiro, ou uma outra coisa) para a banda vencedora, bem como um prémio de participação para todas as bandas concorrentes (à excepção das suplentes), presentes no concurso não premiadas.

8. Apoio Técnico
Será disponibilizado equipamento de som, luz e backline (sondaremos uma empresa de som para nos fornecer o equipamento); sendo os instrumentos da total responsabilidade das bandas. Caso as bandas seleccionadas possuam o seu próprio raider técnico, este deve ser entregue no acto da inscrição.


Nota:

Logicamente que tudo isto não passa de uma proposta. É um evento de responsabilidade que teria de ser gerido e organizado com o máximo de rigor. Teríamos de elaborar um orçamento e antecipar todos os custos e receitas que poderíamos ter.
Logicamente que tudo dependerá de como estiver a associação em termos de fundos, e apoios conseguidos. É essencial que procuremos patrocínios pois eles podem ser importantes (rádios regionais, empresas que achemos potenciais patrocinadoras). Claro que poderemos tirar lucros da venda de comes e bebes e de muuuuuuita cerveja!
Por mim, é algo que é desafiador e que terei prazer em colaborar.

Digam de vossa justiça

Abraços
Mário Lourenço (Silkmadness)

2 comments:

paulllus said...

...não há mais nada a acrescentar! Dará muito trabalho sem dúvida... mas também um gozo tremendo!!! I'm all for it!!

Mafalda said...

Concordo inteiramente.
Também adoro música e contribuirei com o que puder.
Acho que é uma “prova de fogo” para a Associação, mas penso se for devidamente divulgada terá êxito.
Beijos