Thursday, December 27, 2007

...ao senhor rei de Monsantoti...

...que nem sequer tem a coragem de se identificar, qual insignificante verme.

Lanço aqui um pequeno desafio, que de certo "sua magestade" declinará por falta de coragem!

Que tal vir ter connosco no próximo Domingo à Torre?
Temos todo o prazer em mostrar o que temos vindo a fazer nos dois últimos meses...

O que é que temos vindo a fazer? ...pergunta o senhor?

Temos andado a reconstruír o que uns quaisquer badamecos, que vieram desencabestados de Lisboa, destruíram e que encheram qualquer um de nós de vergonha pelo facto de terem deixado um espaço que é de todos nós chegar ao estado deplorável em que o encontrámos.

Não pedimos um tostão seja a quem for.
Nem tencionamos fazê-lo.

O que é que já fizemos?...

Comparado com o que todos os El Reis de Monsanto juntos já fizeram (que foi NADA) já podemos mostrar uma sala IMPECÁVEL, quase pronta a ENCHER de projectos!

Pressa?... Já dizia a minha Avó (que nasceu e morreu em Monsanto) que "Cães de cadela apressada nascem cegos!!!" ...e anda por aí muita gente que não vê um palmo à frente do nariz!

Fico contente com o facto de já estarmos a despoletar nobres sentimentos junto de quem nos rodeia. Como tal, reitero o meu convite para uma real visita no próximo Domingo na NOSSA Torre... para nós (os Taditos) nos apresentarmos pessoalmente.

Não sei porquê, mas tenho a sensação de que a pessoa (ou lá o que for) para quem este pequeno convite é dirigido não irá compreender metade deste (e de outros) texto(s).

Tenho dito...

Comunicado

Meus caros,

Depois de visualizar a página de comments ao último post, por mim publicado, reparei num comentário curioso que passo a citar: "ja vi k ixto ta a ser um sucesso...lol...taditos..." A pessoa que escreveu isto assinou da seguinte forma: "El rei de monsantoti".

Queria apenas dizer duas coisas muito breves:

Esta associação foi criada com a ideia de fazer algo por monsanto. Infelizmente e por motivos que se prendem com a vida de cada um, há alturas em que não é possível dedicar todo o tempo e trabalho a esta missão. No entanto a Associação A Torre continua bem viva e irá concerteza sobreviver a comentários menos simpáticos ou, pelo menos, ignorantes e cobardes como o supracitado.

Só nós sabemos o que foi preciso para poder finalmente ter a Torre sob o nosso controlo e tem sido um trabalho gratificante o de limpar e restaurar o interior das instalações para que, numa segunda fase, pensemos em legalizar a associação. Não temos pressa desmesurada e estamos neste momento numa fase de diálogo com pessoas de Monsanto, tendo em vista o primeiro evento para realizar talvez em Fevereiro ou Março de 2008.

Deixo um apelo simples para todas as pessoas que, por algum motivo, tenham algo a criticar: Falem connosco pessoalmente, cara a cara e olhos nos olhos, sem qualquer tipo de cobardia. Saberemos ouvir e acatar conselhos construtivos, mas também saberemos retribuir com repúdio comentários sem nexo e que revelam interesse apenas na desestabilização.

Sem mais de momento,
Os votos de um Excelente Ano de 2008 para todos

Mário Lourenço

Thursday, December 20, 2007

só um aparte..

Desculpem as palavras mal escritas..escrevo a correr e não dou conta das letras trocadas..mas vocês percebem..

Vamos lá pessoal!

Meus caros!
Antes de mais, as minhas desculpas por ser um miserável ausente das lides das escrituras nos blogs. Por vezes não tenho tempo, outras vezes esqueço-me..enfim.

No entanto, e sempre que es~tou em Mosnanto, esforço-me por estar na Torre, nem que seja por ínfimos minutos..desde que ajude um pouco. No Domingo passado (dia 16 de Dezembro) estive lá sozinho com o Carlos a envernizar as paredes de pedra. No FDS antes, aconteceu o mesmo, ams em vez de ter sido eu, foi o Paulo.

Não duvido que o pessoal se mostre entusiasmado quando surgem as ideias. No entanto, esse entusiasmo terá de se manter para trabalhar.

Falta muita parede para envernizar e depois disso, ter-se-á de pensar em como vais ser o primeiro evento da associação, com o objectivo de ganhar algum apra proceder à legalização da mesma.

No proximo domingo dia 23, estarei em Monsanto e estarei, como sempre, disponível para estar na Torre.

Votos de um Natal "e pêras"!
Abraços
Mário Lourenço

Tuesday, November 13, 2007

Tive uma Ideia!!!

Já começa a ser um hábito começar os meus textos no Blog da Torre desta forma, mas... Cá estou novamente! :)

No seguimento da nossa última e proveitosa reunião, ficou mais ou menos resolvido que a nossa primeira actividade vai acontecer no Carnaval. A ideia é fazer um concerto duplo, acompanhado por uma noite remember. O local ainda está a ser objecto de estudo, mas foi igualmente aventada a hipótese da nossa apresentação à comunidade se prolongar por dois dias. Dias esses que seriam o sábado, e a segunda-feira, vésperas do entrudo.

Também foi falada a possibilidade de realizarmos, de forma paralela, um evento que de algum modo ligasse o acontecimento à nossa aldeia. Algo que pudesse ser visto de dia, e não apenas à noite.

A minha proposta, uma vez que temos tempo suficiente - estamos a 3/4 meses do Carnaval - vai para uma exposição explicativa do nascimento e evolução da freguesia de Monsanto. A nossa história tem lendas e figuras importantes quanto baste para fazermos algo do género. Podemos também focar as actividades comerciais/industriais, que ao longo dos séculos foram sendo o ganha pão das nossas gentes.

Acho que é uma ideia interessante, e que merece a nossa reflexão. Fico à espera do vosso feed back. E lá me vou eu outra vez. :)

Wednesday, November 7, 2007

Marcação de Reunião

Olá pessoal! Cá estou eu novamente. Desta vez para solicitar uma reunião para discutir alguns assuntos, que entretanto foram surgindo desde que estivemos todos juntos pela última vez.

Existe já um rascunho daquela que poderá ser a nossa primeira actividade. O tal duplo concerto, mais a noite "revivalista", parece ser do agrado de todos. Ainda assim é um assunto que merece mais atenção.

Hoje desloquei-me ao IPJ de Santarém, e tenho comigo alguns documentos que nos podem servir de inspiração. Lá foram-me dadas umas luzes sobre os passos que temos de dar para a legalização da nossa Associação. Não vai ser fácil, nem pouco demorado...

Proponho uma reunião para o próximo Domingo. Às 15 horas, na Torre? Aguardo respostas.

Monday, October 29, 2007

A nossa Torre está quase pronta!

Honra seja feita aos senhores Paulo Lourenço, Frederico Caetano, Edgar Santos e (esta é uma contratação de última hora) Carlos Carvalho. O motivo da honraria prende-se com o excelente trabalho feito na restauração do tecto do leito da nossa querida associação: A Torre.

O (excelente) trabalho está quase pronto, e podemos dizer sem favor, que 85% do mesmo foi feito pelos senhores acima citados. A todos os meus parabéns! Ao resto do pessoal, onde também me incluo, digo que os nossos 15% também foram importantes. :) Não desanimem! A hora é de voltar a ter ideias luminosas, e aí estamos todos em pé de igualdade. Chega de sancas, aparafusadeiras, berbequins com medidores de intensidade... etc e tal... venham os projectos, o dinâmismo, o arrojo e a irreverência.

PS: Peço a quem de direito que confirme a reunião da próxima quarta-feira à noite, com a seguinte ordem de trabalhos: 1 - Colocação dos últimos parafusos; 2 - Colocação do Rodapé; 3 - Montagem de Televisão; 4 - Visionamento do Vitória de Setúbal - Glorioso, a contar para a 2.ª mão da 4.ª eliminatória da Taça da Liga; 5 - Ingestão de Bejecas; 6 - Brinde Colectivo ao Sucesso da Nossa Associação; 7 - Deslocação Massiva até ao Costa, onde vai haver música ao vivo.

PS2: Quem quiser acrescentar mais pontos à ordem de trabalhos sinta-se livre para o fazer.

PS3: Para quem não sabe, PS quer dizer Post Scriptum, e não Play Station ou mesmo Partido Socialista.

PS4: Eu sei que sou chato como o raio, mas se não for eu a escrever no sacana do blog, ninguém mais escreve. Por isso... vão continuar a levar comigo. :)

Thursday, October 11, 2007

Reunião já urgiu...

Os ponteiros do relógio passavam um pouco das 21 horas e 18 minutos. Se por acaso eu tivesse relógio, e no caso de o ter, se o dito, tivesse ponteiros. Simpaticamente o Paulo ofereceu-me mais uma, entre muitas, boleia. Cumprimentamo-nos com um "Boas!", impregnado do calor da amizade que nos une. O Paulo reclamou do rádio de Cd's do seu veículo branco, confortável, e emprestado. O Clio está no arranjo. Seguimos para o ponto de encontro, e de reunião.

Uma vez lá chegados, já nos aguardavam o Jorge Filipe, e a Ana Patricia. Éramos agora cerca de quatro. Curiosamente os mesmos quatro que estiveram presentes na, para nós, decisiva Assembleia de Freguesia. Este factor condicionou um dos pontos mais importantes da nossa informal ordem de trabalhos: explicar ao resto dos pares da Torre o que havia sido parido da dita reunião comunitária.

O Paulo e a Patrícia rapidamente se entregaram a assuntos relacionados com o real motivo daquele encontro. Sempre com o ruído de fundo do amontoado de baboseiras e parvoíces sem sentido que eu e o Jorge Filipe íamos verberando. Como de resto já é habitual.

Já com a mesa do canto do Mal Cozinhado repleta de cafés e águas com gás, que dão sempre um ar mais sério a qualquer reunião, ficou mais ou menos assente que vamos ter de tocar em dois pianos. O da nossa Torre, que para já, em termos legais está na estaca zero; e o da IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) A Casinha.

De uma forma geral, A Casinha foi criada, em Monsanto, para facilitar um sonho antigo da nossa terra: Um Centro de Dia. Sendo uma IPSS, A Casinha poderá contar com apoios vindos do Centro Distrital de Segurança Social, aliviando assim a Junta de Freguesia de Monsanto dos pesados encargos que, como todos sabemos, uma obra desta envergadura comporta.

O que acontece é que A Casinha, está há já um longo período, em banho maria, por motivos que não são para aqui chamados. Acontece também que nos foi proposto na já referida Assembleia de Freguesia, adaptarmos o nosso projecto da Torre a este outro já existente (A Casinha).

O que acabou por acontecer foi um compromisso da nossa parte, em dar um empurrão na revitalização d'A Casinha, sem deixar para trás a nossa Torre. Aconteceu ainda que ficou informalmente estabelecido que ambos os projectos iriam ficar alojados nas mesmas instalações: A Torre.

Como todos sabem o que se passou com a Torre de Monsanto, devem calcular também que o espaço precisa de sofrer algumas intervenções. O primeiro passo será retirar toda a herança deixada pelos anteriores residentes. Depois será tempo de algumas reformas que, segundo o que nos foi dito na Assembleia de Freguesia, só estão ao alcance de um pedreiro, e de um carpinteiro.

Depois disso estaremos prontos para ocupar a Torre, e dar andamento, de uma forma mais constante e consistente, tanto à Torre, como à Casinha.

Ficou assim deliberado por unanimidade, nesta nossa reunião de ontem, que no próximo Domingo à tarde, os fatinhos e vestidinhos de fim de semana vão ficar no roupeiro, e que todos os interessados em contribuir para esta(s) causa(s) devem comparecer na Torre, para se proceder ao esvaziamento da mesma.

Sem mais assuntos a reportar, e uma vez que eu e o Jorge Filipe já tinhamos esgotado o nosso stock de parvoíces, foi altura de recorrer ao arquivo do Jorge Miguel, e do Mário Jorge. Mesmo estando eles ausentes. Depois sim, foi tempo de ir para casa.

Despedimo-nos uns dos outros, e eu cravei um café e uma àgua do Castelo ao Paulo, situação motivada pelo triste e vergonhoso facto de me ter esquecido da carteira em casa.

PS:Depois de todo este testamento ficaram mais ou menos informados dos últimos passos da nossa querida Torre. Ficaram também a saber que quando vou ao café não levo carteira, por isso se me convidarem, a vossa inteligência ficará posta em causa. :)

PS2: Isto foi uma seca??? Tivessem ido à reunião :)

PS3: O Paulo prometeu que as reuniões futuras terão lugar aos fins de semana. Mas... esta tinha, forçosamente, que acontecer ontem, uma vez que para amanhã está agendado um novo encontro com os quadros da Junta de Freguesia.

PS4: Será que ainda está??

Friday, September 28, 2007

Reunião urge!

Pessoal! Sugiro que, durante a próxima semana, façamos uma reunião para avaliar os resultados da última Assembleia de Freguesia, e delinear os próximos passos a serem dados.

Pessoal! Sugiro que mandem bitaites acerca de dias, horas e locais que vos dêem jeito.
Pessoal! Estou desconfiado que assim é mais fácil chegar a um dia, uma hora, e uma data que seja do agrado de todos.

Pessoal! Vá lá....

Sunday, September 23, 2007

Notícias da Torre!!!!

Finalmente o nosso projecto vai andar!!!

Depois da Assembleia de Freguesia temos muitas e boas novidades!
Vem aí muito trabalho, é certo, mas contamos todos com todos para por isto de pé!

Fiquem atentos, pois vamos fazer um resumo pormenorizado de tudo o que foi falado e dos compromissos importantes que foram feitos.

Obrigado pela vossa paciência, pela espera destes meses todos.
Bem hajam!

Monday, September 17, 2007

Assembleia de Freguesia dia 21 de Setembro

Boas!!!

Soube de fonte segura que irá haver uma nova reunião durante esta semana, com a nossa Presidente, onde será abordado o assunto da Associação A Torre.

Mais informo que no próximo dia 21 (Sexta-Feira) vai ter lugar uma Assembleia de Freguesia e Nós (quem tiver disponibilidade e vontade de participar) elementos d' A Torre (to be...) fomos convidados a participar.

É IMPORTANTE E URGENTE QUE PARTICIPEMOS!!

Wednesday, September 5, 2007

Será que este projecto vai morrer??!!!!!!

Ficaria, certamente, muito triste se um punhado de gente "boa" não conseguisse por isto de pé!!!

Temos que fazer mais uma investida junto da nossa Junta de Freguesia e, se não obtivermos apoio, devemos procurar outro local para "nos" estabelecermos!

...porque esta ideia não pode ficar-se por um BLOG!!!

Heinn??!!!!

Wednesday, April 11, 2007

Proposta de reunião de trabalho!

Para que os membros desta ainda nova, mas já grandiosa Associação, não pensem que as coisas estão "na mesma como a lesma". (Desta vez não é contigo Samuel).

Soube de fonte segura, que os espeleólogos, ou o raio que os valha - vamos manter o nível - nem sequer responderam ao OFÍCIO, que a Junta de Freguesia de Monsanto lhes fez chegar. (Repararam como a palavra OFÍCIO dá um toque de classe nesta frase?)

Posto isto a Junta de Freguesia de Monsanto resolveu - e muito bem - começar a limpar a "estorgia" dos ditos filósofos do edifício da Torre. Como ainda não há confirmação oficial de que o espaço vai ser cedido à nossa Associação, não vamos, para já, deitar foguetes para o ar (vamos antes deitá-los para o chão).

O único facto consumado, segundo a tal fonte segura, é que os astrólogos estão, efectivamente, a ser despejados do local que com tanto carinho e esmero ocuparam durante os últimos anos.

Dada a noticia, queria propôr aqui e agora, neste preciso instante e momento, porque me parece ser a altura certa e adequada, e para que não nos fiquemos por um simples texto e post, uma reunião.

Reunião essa que serviria para fazermos o ponto da situação da nossa querida Associação, e que entraria, "esperguiçada", pelo serão a dentro, num agradável convívio, bem bebido, e musicado, e fumado, e tudo e tudo e tudo!

Lanço por isso o repto, mas lanço devagar para ninguém se aleijar. Caso haja interesse em concretizar esta ideia, indiquem locais e horas. Agradáveis.

Não esquecer que entre os membros desta nossa Associação, que é tão nova e tão linda, nunca houve, de facto, um momento de são e despreocupado convívio.

PS: Disse-me um passarinho que cheirava a Primavera que só poderia comparecer, se o tal momento de são e despreocupado convívio, acontecesse na sexta-feira. Peço que tenham essa situação em conta.

Tuesday, April 3, 2007

Noticias...

Boas pessoal...
Devido a razões profissionais...e outras, nunca mais me reuni com o pessoal...
Por ventura poderá estar a acontecer a mesma situação a mais pessoal....
Dado que nunca mais foi aqui noticiado algo sobre uma das razões da existência deste blog...sobre a criação da associação a Torre, pessoal gostaria de perguntar, como é que se tá a desenvolver o crescimento deste, se já falaram com a junta, e outras mais noticias...dado que á algum tempo não é noticiado nada acerca disso no blog..

Abraço

Tuesday, March 20, 2007

Convite à comunidade associativa!

Para quem não sabe aproxima-se, a passos de gigantone trasmontano, uma das datas que, juntamente com com o 11 de Setembro e com o despejar das bombas de Yroshima e Nagasaki, ficou para a história como uma das mais bombasticas de sempre. A data em que eu próprio fui despejado para este mundo cão e vadio.

A efeméride comemora-se no próximo domingo, dia 25, e portanto, a pedido de várias famílias, sobretudo do Edgar Canidian, os festejos terão lugar no restaurante O Mal Cozinhado com hora marcada para cerca das 21 de sábado, dia 24.

O convite que aqui deixo é dirigido a todas as pessoas que fazem parte da Associação de Jovens de Monsanto "A Torre" - Paulo Lourenço, Mário Lourenço, Francês Filipe, Fred Irmão de Francês, Samué da Arca, Núria, Ana Berek, Mafalda Chiquinha, Marisa Cró, e Ana Patricia da Lisa. Quem tiver namorados pode convidar também (desde que nenhum deles seja mais bonito que os rapazes da Torre). As namoradas também são bem vindas (se comparecerem em lingerie, como é óbvio).

Peço por isso a todos os interessados que confirmem a sua presença, aqui, no nosso blog. A todos um muito bem haja e os meus melhores cumprimentos.

Friday, March 9, 2007

Proposta de projecto quase final a apresentar na próxima reunião com a Junta!

Como pediram parvoices lá para as bandas do Monsantices, o conteúdo que devia estar neste post, foi colocado, devido a um terrível e clamoroso engano, no www.monsantices.blogspot.com, peço por isso, a todos quantos queiram ver algo muito parecido com aquilo que vamos apresentar na reunião com a Junta de Freguesia de Monsanto, ao dar a conhecer o nosso projecto, que se dirijam ao blog da parvoice por excelência. Não se assustem com as fotos do Bagas, já lá esteve uma do Paulo, e posso garantir que era bem pior.
A todos apresento as minhas desculpas.

PS: Este meu talento para encher chouriços começa a preocupar-me...

Sunday, March 4, 2007

"Grandes" "Monsanteiros"

Boas pessoal...
Estávamos reunidos em mais uma reunião da irmandade no costa, quando de repente veio-me uma ideia um pouco brincalhona...mas até interessante...
Que acham de fazermos uma espécie de "grandes monsanteiros", do (estilo grandes portugueses), ou seja, pesquisando a história da nossa freguesia, procurando pessoas que fizeram algo que foi marcante para a nossa sociedade local, a todos os níveis, fazendo depois uma lista para os candidatos á tal distinção, acompanhado de uma breve biografia...com a finalidade de todas as pessoas de monsanto poderem votar...
Poderíamos aliar uma noite de espectáculo aquando de anunciarmos o vencedor do evento...

Que acham???


P.S - Também poderíamos fazer um evento semelhante a um programa que existia na RTP (Cromos de Portugal) para fazer (Cromos de Monsanto)...lol

Friday, March 2, 2007

Workshop de Musica

Visto que monsanto já teve uma escola de música, um grupo musical, e por exemplo a escola de musica tem muito dinheiro investido sem uzo, (tou-me a lembrar de um piano que foi comprado graças ao esforço, de uma pianista de nivel internacional que se disponibilizou para um grande concerto na casa de povo (Olga Prats) ) além de amplificadores de som, mesa de mistura etc...
Se aliarmos isso ao facto de alguns dos membros destas associação terem algum conhecimento do assunto, e de muitas pessoas de várias idades gostarem de musica e alguns executarem esta belíssima arte em monsanto..que tal organizarmos um workshop de musica??
Nesse workshop mostravamos um pouco da história da musica, convidavamos pessoal do conservatório de musica de minde, e poderiamos ensinar alguns instrumentos, tais como saxofone, percussão, flauta, guitarra, bandolim....acabando o workshop com um concerto com os participantes, seguido dum lanche convivio...porventura uns diplomas de participação...
Abraço

Thursday, March 1, 2007

...e o teatro??!!

Vejo que neste fantástico, maravilhoso, inigualável, interessantíssimo grupo de gente figuram alguns grandes actores e actrizes da nossa praça!

Lembro-me de uma memorável noite de teatro e variedades na Casa do Povo.

Nunca vos passou pela cabeça voltar a fazer algo na area do teatro?

Pensem nisto também...

Sugestão arriscada, megalomana, e suicida. Mas de muito bom gosto.

Ola pessoal! Chegou-me esta noticia aqui à Rádio Pernes (façam o favor de pronunciar a palavra "Pernes" com sotaque britânico) e achei a iniciativa interessante. Apesar de arriscada, ainda para mais para uma terra como a nossa que, talvez não tenha o público mais adequado para se efectivar a coisa...

Passo a trasncrever a noticia na integra.

No próximo dia 3 de Março, às 22 horas, a Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém vai receber um espectáculo onde o Tango é o convidado especial. Num ambiente que recria as tabernas argentinas, os sons sedutores do tango estarão a cargo do grupo Youkali que trará no seu reportório a música de Astor Piazzolla, Kurt Weill e E. Donato.

Sendo o Tango acima de tudo música de dança, o Youkali apresenta-se com o grupo Milongueros de Lisboa, homens e mulheres com uma paixão em comum: o Tango Argentino. Este grupo de dançarinos, para além de abrilhantar o concerto com os seus pares, também vai proporcionar aulas abertas de Tango e Milonga ao público que quiser aproveitar para aprender mais sobre esta sedutora dança.

Por outro lado... se é possível efectivar a coisa no Vale de Santarém... Porque não em Monsanto?
Creio que seria uma noite em grande. Para todos em particular e para o Sereno em geral. ;)

Wednesday, February 28, 2007

workshop

Olá.
Penso que seria engraçado organizarmos workshops e ateliers de Expressão Plástica. Tenho algumas ideias para os temas: construção de fantoches; técnica do guardanapo; digitinta; pintura com aparas de lápis de cera; pintura com berlindes...
Podemos organizar um atelier por mês, por exemplo, no segundo sábado de cada mês. É claro que a frequência destes ateliers também vai depender da adesão das pessoas. É tudo uma questão de experimentar... E, por falar em experimentar, não pensem os mais graúdos que isto é só para miúdos... Garanto-vos que algumas destas propostas são bem divertidas.
Beijinhos.

Tuesday, February 27, 2007

MONSANTO FEST - Concurso de Bandas de Garagem



Regulamento do MONSANTO FEST
1º Concurso de Bandas de Garagem de Monsanto


1. Destinatários
Podem concorrer todas as bandas a nível regional ou nacional, que ainda não tenham editado qualquer trabalho discográfico para fins comerciais. Iremos estabelecer contacto com uma banda para fechar o espectáculo, não sujeita a concurso, sendo que outras 4 bandas tocarão antes, estando essas sim sujeitas a concurso.
Serão seleccionadas bandas suplentes, para o caso de haver imprevistos).
Poderão ser considerados vários estilos, desde o rock, até ao pop, hip-hop, tradicional, enfim, se tivermos a sorte de ter por onde escolher, logo se analisará.

2. Condições
2.1. Para participar, todos os interessados devem apresentar a gravação de um ensaio num dos seguintes formatos: CD, DVD, Cassete ou Mp3. Deverão enviar apenas três temas: dois originais obrigatórios e um terceiro à escolha, que poderá ser um “cover” ou um outro original. Cada um deverá ter a duração média de 3 a 6 minutos.
2.2 As bandas concorrentes autorizam, no acto da participação, a gravação ao vivo (em áudio e vídeo), do espectáculo, sendo apenas usado para arquivo.

3. Inscrição
A inscrição deve ser feita da seguinte forma:
3.1. A gravação deve vir acompanhada do nome da banda.
3.2. A identificação dos elementos do projecto (nome, morada, telefone), bem como um pequeno historial da banda, a ser entregues de envelope fechado, contendo este apenas o nome da banda.
3.3. Os trabalhos devem ser entregues ou enviados por carta, para morada a designar ou para um e-mail a designar (poderá ser um da associação ou um mail pessoal de alguém).
Neste último caso, as três músicas devem ser convertidas em MP3 a uma qualidade de 128 kb/s, devendo ser enviado na mesma mensagem um ficheiro Word com os restantes dados, conforme descrito no ponto 3.
3.4. Serão consideradas todas as inscrições, que derem entrada nos locais e datas a designar para fim das inscrições.

4. Constituição do Júri
O júri será constituído por 5 elementos ainda a definir.

5. Divulgação das Bandas Concorrentes e Suplentes
As incrições serão abertas mais ou menos 3 ou 4 meses antes do concurso, estabelecendo-se uma data limite de inscrição.
A lista de projectos seleccionados será divulgada no blog e por toda a parte por volta de 1 MÊS antes da data da realização do MONSANTO FEST. A organização contactará directamente todos os projectos seleccionados.
5.1. A lista de bandas a concurso será publicada no blog da Associação A Torre – tal como em todos os espaços em que a organização decida divulgar o cartaz do concurso.


6. Local e Data
O concurso decorrerá num local a debater. Por mim poderia ser no recinto das festas ou na Casa do Povo. Seria preferencialmente no Verão, mas lá para Maio/Junho, numa altura em que o pessoal ainda não tenha debandado para a praia.



7. Prémios
Será atribuído um prémio de valor (poderia ser um incentivo financeiro, ou uma outra coisa) para a banda vencedora, bem como um prémio de participação para todas as bandas concorrentes (à excepção das suplentes), presentes no concurso não premiadas.

8. Apoio Técnico
Será disponibilizado equipamento de som, luz e backline (sondaremos uma empresa de som para nos fornecer o equipamento); sendo os instrumentos da total responsabilidade das bandas. Caso as bandas seleccionadas possuam o seu próprio raider técnico, este deve ser entregue no acto da inscrição.


Nota:

Logicamente que tudo isto não passa de uma proposta. É um evento de responsabilidade que teria de ser gerido e organizado com o máximo de rigor. Teríamos de elaborar um orçamento e antecipar todos os custos e receitas que poderíamos ter.
Logicamente que tudo dependerá de como estiver a associação em termos de fundos, e apoios conseguidos. É essencial que procuremos patrocínios pois eles podem ser importantes (rádios regionais, empresas que achemos potenciais patrocinadoras). Claro que poderemos tirar lucros da venda de comes e bebes e de muuuuuuita cerveja!
Por mim, é algo que é desafiador e que terei prazer em colaborar.

Digam de vossa justiça

Abraços
Mário Lourenço (Silkmadness)

I Grande Prémio de Carripanas de Monsanto

É um projecto que já tem alguns anitos na minha mente.

O objectivo é promover o espírito de equipa no seio dos Monsantêros.

Temos uma terra com condições excelentes para a práctica deste desporto não motorizado e de tracção animal!
Será um projecto que levará quase um ano a concretizar e teria três grandes eventos associados ao Grande Prémio.

1ºEvento:
O lançamento do desafio à população (mais jovem concerteza) de construírem um veículo com total liberdade criativa, mas no respeito de algumas regras básicas de segurança. Deverão ser constituídas equipas de 4 pessoas.
Divulagação do regulamento:
O circuito deverá percorrer algumas das nossas ruas (a designar) quer a descer, quer a subir (daí a necessidade do trabalho de equipa, pq depois de uma Dupla fazer uma subida (um a guiar e outro a empurrar), precisa de ser revezado por outra dupla (fresca). Entretanto a primeira Dupla deverá correr (a pé ou não) para o próximo local onde irá tomar novamente o volante (caso tenha) do veículo!
Isto tudo nas ruas de Monsanto onde subidas e descidas não faltam!
Recrutamento / Cativação de Equipas
Toda esta informação deverá ser transmitida durante uma animação do tipo Karaoke, Musica ao Vivo, etc... para assim cativar e atraír primeiro as pessoas e depois lançar o desafio!

2ºEvento
Este evento deverá ter lugar entre 3 a 6 meses depois do Primeiro.
A Apresentação das Máquinas!
Mais um momento de animação pró pessoal com comes e bebes (muitos bebes) onde irão ser mostradas ao público as grandes máquinas de tracção mais ou menos animal e as grandes equipas!!!

3ºEvento
O grande dia! O Grande Prémio de Carripanas de Monsanto!
Terá lugar duas ou três semanas depois da apresentação das viaturas. Durante um Sábado à tarde, numa altura em que não haja muito calor e qd esteja o máximo de pessoas possível na "terra".
Cerimónia de atribuição de prémios no final
Grande festa pela noite dentro pra comemorar!

Enfim, ideias de gente doida (como diz a minha mãe...)

O que acham?

Feira do Livro

Olá a todos. Gostaria de saber a vossa opinião sobre uma ideia que tive.
Lembrei-me de que talvez fosse interessante fazer-se uma feira do livro com livros em 2ª mão. Poderiamos realizar um "peditório" às pessoas da nossa terra ( e não só) para doarem livros que posteriormente venderíamos por um preço simbólico. Eventualmente poder-se-iam aproveitar os "sobreviventes" para biblioteca.
Aguardo as vossas opiniões. Beijinhos a todos

Saturday, February 24, 2007

Logo Final e Aprovado em reunião de 24/02/2007

Caríssimas e caros,
Eis os logos finais e aprovados em reunião onde se contou com a mui ilustre presença de: Patrícia Cadete, Nuria Duarte, Afonso Martins, Jorge (Francês) Caetano, Fred Caetano e Paulo Lourenço.
Foram tidas em conta as opiniões expressadas (o que muito me aprazeu - Patrícia, podes ir procurar, que está bem conjugado ;) )... e este foi o resultado final!

Espero que gostem. Se não gostarem... azarito!

Bjnhos e abraços, respectivamente.

Logo 2


Logo 1

Friday, February 23, 2007

Proposta de carta de intenções

Olá pessoal. Aqui fica uma proposta de carta de intenções.
Não sei se era exactamente isto que se pretendia. Mas se alguma destas "patacoadas" for aproveitável, sempre fica algum trabalho adiantado.
Até amanhã para alguns... até logo para os colegas dos copos ;)

A ideia de criar uma Associação de Jovens de Monsanto surgiu há uns anos, de conversas e trocas de ideias entre um grupo de amigos que, para além da óbvia amizade, partilha ainda a convicção de que é uma necessidade fazer alguma coisa em prol da terra que os viu nascer.

As vicissitudes da vida de cada um foram empurrando as linhas gerais deste projecto, que agora renasce, para o fundo da lista das prioridades de cada um.

Essas mesmas vicissitudes voltam agora a reunir esse mesmo grupo de amigos. Com ideias mais seguras e amadurecidas, vontade de trabalhar, maior disponibilidade, e ainda, não menos importante, com a experiência inevitável que nos foi conferida, não só pelo passar dos anos, mas também pelas mais diversas actividades profissionais que fomos desenvolvendo nas nossas áreas.

Feita a introdução, passemos à apresentação mais concreta do nosso projecto. A Associação de Jovens de Monsanto “A Torre”.

A Associação “A Torre” pretende ser uma instituição sem fins lucrativos, independente, e constituída por jovens de Monsanto.

Queremos ser uma associação de jovens, voltada para todas as faixas etárias das pessoas que habitam em Monsanto. É nosso objectivo criar e desenvolver as mais diversas actividades dirigidas a toda a comunidade: crianças, jovens, adultos e idosos.

Pretendemos que façam parte do nosso plano de actividades, a entregar à Junta de Freguesia em tempo oportuno, actividades tão diversas como: concertos, teatro, festas, workshops, acções de formação, acção social, visitas de estudo, colóquios, acampamentos de férias, exposições, espaços de ocupação dos tempos livres, entre outras que surjam entre nós, ou que nos sejam sugeridas.

Queremos trabalhar em conjunto, e criar sinergias, com as outras agremiações da nossa freguesia. Dinamizar espaços como a Casa do Povo, a Sede do Grupo Desportivo e Recreativo de Monsanto, e ainda tomar a nosso encargo a revitalização da Biblioteca de Monsanto.

Numa fase posterior, está também nos nossos horizontes, a colaboração com outras associações da mesma natureza existentes na região.

Paralelamente ao projecto da Associação “A Torre”, está também na forja a criação de um jornal – de nome “Torre de Noticias” - , que servirá de rosto da nossa associação, e que queremos que esteja virado, não só para dentro da nossa terra, mas que também sirva de janela para tudo o que se passe na nossa região.

Está reunido um grupo de jovens com experiência nas mais diferentes áreas. Um grupo que consideramos interessante pela sua heterogeneidade, pelo espírito que já revelou nas reuniões já realizadas, e sobretudo pela vontade de realizar obra, e de dinamizar e dar vida a uma causa que a todos é comum. Fazer. Fazer por Monsanto.

PS: Não esquecer a reunião de amanhã, em casa do Paulo, marcada para as 16 horas.

Thursday, February 22, 2007

Vamos a votos!

Votem (comentando) nas vossas duas hipóteses favoritas!
hipótese 18
hipótese 17

hipótese 16

hipótese 15

hipótese 14

hipótese 13

hipótese 12

hipótese 11 hipótese 10
hipótese 9

hipótese 8

hipótese 7

hipótese 6


hipótese 5
hipótese 4 hipótese 3 hipótese 2

hipotese 1

Wednesday, February 21, 2007

Workshops de Fotografia Digital

Meus caríssimos conterrâneos, acabo de confirmar que poderemos, se assim quisermos, proporcionar, aos amantes da fotografia de Monsanto, um Workshop de Fotografia Digital.

Claro que a data será decidida depois de se tratar de todas as questões que faltam tratar com a presidente da Junta Susana Aparício, como a casa da Torre, a logística toda para formar efectivamente a associação e, numa fase posterior, as condições que teremos de proporcionar para haver esta "aula" de fotografia.

Desde já garanti a presença de Graça Bilelo - bacharel em Fotografia pela Escola Superior Artistica do Porto (ESAP) e actualmente a finalizar o curso de Novas Tecnologias da Comunicação na Universidade de Aveiro.

Parece-me ser algo muito positivo e, que eu me lembre, nunca antes feito em Monsanto.

Mais à frente, publicarei aqui mesmo algumas dissertações acerca de ideias que ando a magicar para um futuro Mini festival de Bandas de Garagem;)

Bem hajam

Mário Lourenço (Silkmadness)

Tuesday, February 20, 2007

To logo or not to logo!...


_________________________
A primeira versão (em cima) pretende ser um símbolo que se pode aplicar em t-shirts ou qualquer outro item que precise de uma comunicação mais imediata e com menos informação.
O "a" representa Associação. O "T" representa Torre. Serve de ajuda na percepção desta ideia a imagem estilizada da torre.
__________________________
A segunda versão (em baixo) pretende que seja um logo para documentos, como uma carta timbrada ou um envelope.
Neste caso o "a" não representa Associação, mas sim serve para se juntar à palavra Torre e deve-se percepcionar então Associação "a Torre".
___________________________
Há duas soluções para situações diferentes, mas sempre com o mesmo grafismo.
Os dois logos são complementares. Um não substitui o outro.
___________________________
Gostava de saber a vossa opinião!

Sunday, February 18, 2007

reunião para redacção de carta a entregar à Presidente da Junta

Como ficou estabelecido na primeiríssima reunião tida nesse estabalecimento que é o Costa, irá haver uma nova reunião, agora nos humildes aposentos da minha pessoa, com o objectivo de deixar feita uma "carta de intenções" para entregar à nossa presidente Susana Aparício.

VEjam lá se poêm essas cabecinhas a trabalhar e mandem ideias aqui pró blog!

IDEIAS PRECISAM-SE!

Bem hajam, e vejam lá se aceitam os convites para fazerem parte dos administradores deste blog.

Inauguração

Está oficialmente aberto o BLOG DA TORRE!!!